top of page

QUANDO PROCURAR A TERAPIA?

Por que você está procurando a terapia?"- Provavelmente você será perguntado a respeito das questões que estão trazendo você  até aqui, e apesar de entendermos que falar e pensar sobre esses motivos deve trazer algum (ou muito) desconforto,  esta é a  oportunidade de dizer verdadeiramente o "porque" você está aqui e o que você espera obter com a terapia.

Essas são algumas perguntas  que você pode se fazer e que o profissional, possivelmente também poderá lhe fazer, que podem lhe ajudar sobre qual o melhor momento para procurar a terapia:

Pense e tente se responder:

 

"Qual é a sua situação atual e histórico pessoal?" - É muito importante que você e o profissional escolhido conheçam sua situação atual: isso inclui qualquer problema do dia-a-dia que você esteja enfrentando e inclui também as rotinas do  seu trabalho e sua vida doméstica, mesmo que não sejam estes ou aqueles os motivos da sua busca pela terapia. Conhecer um pouco da  sua história pessoal poderá dar ao profissional escolhido, uma chance de entender mais sobre você como pessoa, e o "porque" esses problemas podem estar  ocorrendo.

 

"Quais são os sintomas que você está experimentando?" - Se esses sintomas são físicos ou psicológicos: importa. É importante você reconhecer esses sintomas e  discuti-los com o profissional.

Bem... é claro que isso não é tudo.... É aconselhável que você seja honesto e aberto ao responder a estas perguntas e a inúmeras outras, a fim de obter o máximo de proveito do processo terapêutico.

Durante sua experiência com a terapia, você deve procurar construir um relacionamento de confiança com o profissional escolhido, para que você possa se sentir seguro e confiante para discutir suas preocupações e aflições. Se por algum motivo você não se sentir à vontade para conversar sobre suas questões com o profissional escolhido (quer seja no começo do relacionamento, que seja no transcorrer dele),  queremos que saiba que é perfeitamente aceitável e altamente recomendável que você procure outro profissional dentro da Plataforma "A CHAVE DA QUESTÃO".

 

ONDE A TERAPIA PODE AJUDAR ?

A Terapia pode ser útil para toda pessoa que queira explorar e entender melhor a maneira como está pensando ou se sentindo,  bem como para toda pessoa que esteja enfrentando algum problema e que esteja com dificuldade reais de  solucionar. As pessoas podem optar por falar com um terapeuta porque sentem que não podem falar com seus parceiros / amigos / familiares sobre tais questões pessoais que os afligem, ou podem simplesmente querer falar com um profissional com um ponto de vista objetivo, isento e baseado na técnica.

 

Assuntos comuns que podem ser abordados na Terapia

VÍCIOS

Onde quer que exista uma dependência física de uma substância ou atividade - é provável que haja um vício psicológico também. Aconselhamento visa aliviar o vício psicológico, explorando a causa raiz, ajudando a desenvolver novas formas de pensar.

LUTO

Perder um ente querido, um emprego, etc. é um acontecimento difícil na vida de qualquer pessoa. A perda pode trazer uma ampla gama de emoções, incluindo culpa e raiva. Algumas pessoas se beneficiam ao falar abertamente com um terapeuta sobre seus verdadeiros sentimentos. Tal processo ajuda a facilitar o processo - enquanto crise, e resolver quaisquer problemas que possam ter.

DECISÕES CONFLITANTES

Passar por momentos de transições na vida, quer seja profissionalmente ou na vida pessoal, não raro, impõe a necessidade de decidir - cindir com o antigo ou desconfortável e construir o novo e satisfatorio. Muitas vezes essas decisões se impõe em uma aura de conflito intenso, insegurança e até mesmo medos desconhecidos. Em momentos de decisões, um grande aliado para o sucesso é a lucidez. Partilhar com o terapeuta a respeito dos limites e possibilidades pessoais, pode promover a oportunidade de fazer a melhor escolha: a mais adequada e que poderá trazer aior sentimento de plenitude e felicidade. 

DOENÇAS

Sofrer de uma doença ou conviver com alguem doente a longo prazo (como câncer ou demência), pode virar o mundo de qualquer pessoa de cabeça para baixo. A  Terapia  pode ajudar os individuos a enfrentar a doença, oferecendo apoio emocional e propondo técnicas sistematizadas de superação e mecanismos de enfrentamento adequados à potencialidade individual.

PROBLEMAS COM SAÚDE MENTAL

Sofrer de um problema de saúde mental, como depressão ou pânico, pode parecer incrivelmente isolante. Na terapia, junto com o seu terapeuta, você  pode discutir os sentimentos que surgem em conjunto com esses tipos de problemas de saúde mental, bem como ajudar-se ou ajudar alguém  a superar quaisquer desafios ou frustrações pessoais.

RELACIONAMENTOS

Cobrindo todos os tipos de relacionamentos, a terapia  pode ser usada para discutir questões dentro de famílias, amizades e casais. Todo tipo de  problemas podem envolver qualquer coisa, desde um relacionamento ruim com um pai até um relacionamento abusivo. Conflitos de todas as espécies podem surgir em relacionamentos proximos e mesmo distantes. Quando tal relacionamentos nos é valioso, organiza-lo de forma a conseguirmos nos sentir bem e confiantes é muito importante. Da mesma forma, quando um relacionamento nos é desconfortável, invasivo ou  abusivo,  compreender a potências internas para estabelecer limites  e os "nãos" necessários  são atos de amor próprio e autocuidado.

TRAUMAS (Transtorno do Estresse Pós Traumático)

Se você esteve envolvido em um acidente, submetido a alguma situação muito fora do seu controle, algo extremamente estressante ou assustador, se foi vítima de abuso ou mesmo sofreu algo que abalou seu estado emocional , o impacto psicológico dessas condições pode durar  por anos após o evento em si. Em uma sessão de terapia, as vítimas de trauma são encorajadas a explorar seus sentimentos em relação ao incidente e investigar como elas podem ser resolvidas ou alteradas, constituindo um novo, melhor, e mais saudável dia a dia, colocando a situação traumática em um lugar "seguro", para que essas lembranças ou consequencias não interfiram de forma sistemática e conturbadoras na sua vida.

AUTOESTIMA, ANSIEDADE e ESTRESSE

Sentimentos de estresse, ansiedade, angústia e baixa autoestima estão se tornando muito comuns na sociedade atual. O Brasil é o Pais da América Latina com o maior índice de pessoas deprimidas diagnosticadas. A Terapia  pode oferecer orientação prática para a geração de competências pessoais  para superar esses tipos de problemas, bem como  vai lhe permitir  um  espaço  "isento" de julgamentos, liberto de culpas, para que você possa sentir-se totalmente a vontade para falar sobre  suas angústias, frustrações e toda forma de  sentimentos.

COMO A TERAPIA, OS TERAPEUTAS E OS PSICÓLOGOS  DO PROJETO PRAVIVER  + PODEM AJUDAR?

A maneira como a Terapia pode ajudar,  dependerá da pessoa que receberá o tratamento. Para muitos, o simples fato da terapia oferecer um ambiente seguro e confidencial para falar é o suficiente. Na vida, o que dizemos aos outros pode, às vezes, ter um efeito indireto, alterando os relacionamentos e a forma como as pessoas se vêem e nos vêem. O terapia tenta  eliminar  este problema e oferece  o espaço e a liberdade necessários para que você possa explorar seus próprios pensamentos com uma visão imparcial e gentil a respeito de você mesmo. Esta é a grande "chave da questão": o poder de olhar para si mesmo com amor, compreensão e aceitação, gerando competências, potencialidades e limites, reconhecidamente próprios  e apropriados, além da percepção sutil de como exercer o manejo sobre todas essas características tão únicas e pessoais.

Embora os Terapeutas não dêem conselhos a serem obedecidos,  muito menos uma lista de coisas a fazer para você se sentir melhor, o que eles farão é ajudá-lo a descobrir, através da  sua própria percepção, uma compreensão distinta de seus problemas, buscando, encontrando e fornecendo ferramentas que o ajudarão a resolvê-los por conta própria naquele momento e  dali por diante. .

 Na maioria dos casos, uma única sessão não será suficiente para ajudar a superar os problemas que você está enfrentando. A terapia é uma jornada, e demanda tempo e coragem para trabalhar e gerar resultados consistentes e de forma eficaz. Por causa disso, é importante  optar por sessões regulares (semanais) para aproveitar ao máximo o processo.

A terapia pode ajudá-lo a entender melhor a si mesmo e também a maneira como você pensa, isso poderá  ajudá-lo a desenvolver uma compreensão mais clara de seus problemas. Quanto mais "munido" com a informação você estiver, mais fácil se tornará, gradualmente, navegar através de quaisquer outras dificuldades que você venha a enfrentar, de modo a que certamente, você conseguirá sair das circunstâncias com as habilidades reconhecidas em você mesmo e assim,  sentindo-se mais confiante e  positivo. A terapia também pode ajudá-lo a entender melhor o ponto de vista de outras pessoas, facilitando a você, poder esclarecer-se  da maneira como interpreta palavras ou ações dos outros e como as transforma em problemas para você. Fazer Terapia é libertador.

logo praViver menor.PNG
PROJETO INICIADO

Segunda - Sexta      09:00 - 17:00
Sábado                      Fechado
Domingo                   Fechado

TELEFONE          (21)99381-0887

todos os direitos reservados ao Núcleo Convivências

  • Instagram
  • Facebook
bottom of page